Vacina contra a gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Campo Grande

Você está visualizando atualmente Vacina contra a gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Campo Grande
  • Autor do post:
  • Post publicado:11 de maio de 2023

Campo Grande (MS)- A partir desta quinta-feira (11), a vacinação contra a gripe está aberta para toda população com idade acima de seis meses em Campo Grande. A medida foi tomada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) diante da baixa procura pelo imunizante nos grupos prioritários.

A decisão antecipa em quatro dias a determinação da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que havia previsto a disponibilização da vacina para o dia 15. A Prefeitura de Campo Grande justificou o adiantamento pela previsão de queda de temperaturas, que favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções respiratórias.

A vacinação ocorre pela manhã e à tarde, nas unidades básicas de saúde e de saúde da família, nas sete regiões urbanas e distritos do município. A vacina utilizada pelo SUS é a trivalente, que protege contra duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e uma cepa do vírus influenza B.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

A Sesau alerta que os grupos prioritários ainda não aderiram em peso à campanha e correm mais risco de complicações e óbitos pela gripe. São eles: gestantes, crianças até 5 anos, idosos, profissionais de saúde, mães no pós parto, professores e imunodeprimidos.

“É importante destacar que as pessoas pertencentes a estes grupos são mais suscetíveis à doença e, portanto, devem ser vacinadas. Reiteramos que apesar de a vacina estar liberada para toda a população, é fundamental que estas pessoas se vacinem”, diz a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo.

A vacina contra a gripe é indicada para todas as pessoas a partir de seis meses de vida, principalmente aquelas com maior risco para infecções respiratórias. A vacinação é uma estratégia do Governo Federal para minimizar os sintomas da gripe, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.