Boletim aponta mais oito mortes por gripe em MS entre elas dois bebês e uma criança

Você está visualizando atualmente Boletim aponta mais oito mortes por gripe em MS entre elas dois bebês e uma criança
  • Autor do post:
  • Post publicado:11 de maio de 2023

Campo Grande (MS)- Em apenas uma semana, houve o registro de mais oito pessoas que morreram vítimas do vírus da gripe em Mato Grosso do Sul, entre elas dois bebês e uma criança de sete anos. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado nesta quinta-feira (11), o Estado já registra 22 óbitos pela doença desde o início do ano.

As vítimas fatais foram infectadas pelo vírus Influenza B, que causa inflamação nas vias respiratórias superiores, febre, tosse e dor de cabeça. Uma das complicações mais graves da gripe é a pneumonia, que pode levar à insuficiência respiratória e à morte.

Os bebês que morreram tinham menos de um ano de idade e eram de Campo Grande e Sonora, a 361 km da Capital. O recém-nascido de Campo Grande sofria de prematuridade extrema e faleceu no último domingo (7). O bebê de Sonora não tinha nenhuma comorbidade e morreu no dia 14 de abril.

A criança de sete anos era de Tacuru, a 422 km de Campo Grande, e tinha doença renal crônica. Ela também foi vítima do Influenza B.

As outras quatro mortes foram de adultos: um homem de 78 anos de Corumbá, uma mulher de 78 anos e um homem de 37 anos de Miranda e um homem de 75 anos de Campo Grande. A idade da oitava vítima não foi informada pela SES.

Até a semana passada, o Estado tinha 14 mortes pela doença. O boletim epidemiológico também aponta que há 66 casos confirmados de gripe em Mato Grosso do Sul, sendo 50 pelo Influenza B, 15 pelo Influenza A (H1N1) e um pelo Influenza A (H3N2).

A SES recomenda que as pessoas se vacinem contra a gripe, especialmente os grupos prioritários, como crianças, gestantes, idosos, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas. A vacinação anual ajuda o corpo a desenvolver anticorpos para as mudanças que ocorrem com o vírus influenza. A vacina contra gripe do tipo quadrivalente protege contra as duas cepas principais do Influenza B.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular