Governador lança programa para melhorar a saúde em MS

No momento, você está visualizando Governador lança programa para melhorar a saúde em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de maio de 2023
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Campo Grande (MS)- O governador Eduardo Riedel (PSDB) vai lançar na próxima segunda-feira (8) o programa “MS Saúde”, que prevê investimentos e ações para melhorar a qualidade e a eficiência do sistema de saúde no Estado. Entre as medidas estão o mutirão de cirurgias eletivas, a reforma e ampliação de hospitais, o remédio em casa e a tele saúde.

O programa tem como objetivo desafogar os principais gargalos da saúde, que se agravaram com a pandemia de covid-19. Segundo o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, há cerca de 15 mil pessoas na fila por cirurgias eletivas, que são aquelas que não têm caráter de urgência.

Para zerar essa demanda, o governo vai realizar uma ação semelhante ao “Opera MS”, que foi executado na gestão anterior. Além das cirurgias convencionais, o programa também vai incluir cirurgias estéticas reparadoras, que beneficiarão crianças e adolescentes vítimas de bullying e preconceito na escola.

O investimento previsto para o mutirão de cirurgias é de R$ 52 milhões. O governo também vai destinar R$ 60 milhões para a atenção primária, que são os postos e unidades básicas de saúde, responsáveis pela prevenção e promoção da saúde da população.

Outra ação do programa é a reforma e ampliação de 17 hospitais no interior do Estado, visando aumentar a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços. O governo também vai ampliar o programa “Remédio em Casa”, que já atende 3 mil pacientes que recebem medicamentos de uso contínuo e bolsas de ostomia em domicílio. A meta é chegar a 11 mil pacientes até o final do ano.

Por fim, o programa “MS Saúde” também vai implementar a modalidade de Tele saúde para 20 cidades de fronteira, que terão acesso a consultas com especialistas por meio de videoconferência. Em casos mais complexos, os pacientes serão atendidos em parceria com o Hospital Albert Einstein de São Paulo.

Serviço – O pacotão de investimento será formalizado pelo Governo do Estado na próxima segunda-feira (8) a partir das 16h, no Hospital São Julião em Campo Grande.

*Com informações Campo Grande News

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare