Vacina contra Influenza estará disponível para toda a população de MS a partir de 15 de maio

Você está visualizando atualmente Vacina contra Influenza estará disponível para toda a população de MS a partir de 15 de maio
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de maio de 2023

Campo Grande (MS)- A partir do dia 15 de maio, toda a população de Mato Grosso do Sul terá acesso à vacina contra a Influenza. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) devido ao crescimento dos casos de gripe e de doenças respiratórias desde o início do ano, além da baixa adesão dos grupos prioritários.

“Até o momento, foram aplicadas 230.023 doses, o que representa apenas 23,06% da cobertura dos grupos elencados como prioritários”, afirma o Vacinômetro SI-PNI. “Considerando que iniciamos a vacinação no estado de modo antecipado, não vemos prejuízo nenhum, e sim ofertar com a ampliação as doses para pessoas que querem se imunizar”, disse a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Goldfinger.

A ampliação da imunização para a população em geral é uma medida preventiva para abrandar os sintomas de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, especialmente nas crianças. O objetivo é aumentar a quantidade de pessoas imunizadas e, com isso, diminuir a circulação dos vírus. “Precisamos aumentar a cobertura vacinal independente de grupos, estamos com aumento de pessoas hospitalizadas e óbitos por Srags e Influenza (doenças causadas por vírus respiratórios)”, afirmou a coordenadora.

Além disso, a chegada das temperaturas mais baixas favorece a disseminação dos vírus que causam infecções respiratórias. A expansão da imunização no Estado contribui para menor circulação dos vírus e evita sobrecarga nos serviços de saúde.

A partir do dia 15 de maio, os municípios devem realizar suas estratégias de vacinação e priorizar a imunização em idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, entre outros grupos. A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou oficialmente no dia 10 de abril, mas no Estado a SES autorizou os 79 municípios a vacinarem os públicos da campanha a partir do dia 28 de março.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular