Campo Grande (MS)- O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul segue cumprindo o cronograma de ampliação do monitoramento nas escolas estaduais, com a instalação de câmeras e sistemas eletrônicos de vigilância em 298 unidades da Rede Estadual de Ensino. O próximo passo é levar a tecnologia para as escolas rurais, com o objetivo de garantir segurança aos alunos e profissionais de educação.
O governador Eduardo Riedel se reuniu com a direção do Centro de Operações de Segurança Integrado (COSI), responsável pela instalação do sistema, para avaliar o andamento dos trabalhos. O encontro contou com a participação do secretário estadual de Educação, Hélio Daher, que destacou a importância de garantir um ambiente seguro nas escolas.
Equipes de São Paulo e do Paraná visitaram Mato Grosso do Sul para conhecer o sistema de monitoramento, devido à qualidade do serviço oferecido pelo Centro de Monitoramento de Campo Grande, que conta com 240 funcionários e funciona 24 horas por dia em quatro turnos de trabalho.
O sistema possibilita uma resposta em tempo real nas unidades, com centro de manutenção de logística, equipe treinada e correção de vandalismo, dando todo apoio nas investigações policiais. O objetivo é levar segurança e modernidade para a educação pública de Mato Grosso do Sul.
Cada escola que conta com o modelo tem de 2 a 8 câmeras, de acordo com o tamanho da unidade, além de controle de acesso (fechadura eletrônica) e sistema de alarme. Em caso de emergência, o diretor e funcionários de cada unidade podem acionar as autoridades e a Central de Atendimento por meio de um aplicativo no celular.