Receita Federal autoriza funcionamento de Free Shop em Corumbá

Você está visualizando atualmente Receita Federal autoriza funcionamento de Free Shop em Corumbá
Atendimento virtual foi ampliado para evitar aglomeração de pessoas no atendimento presencial
  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de abril de 2023

Corumbá (MS)-  Nesta quinta-feira, 20 de abril, a Receita Federal autorizou o funcionamento da primeira loja franca de fronteira terrestre no Centro-Oeste brasileiro, na cidade de Corumbá. Administrada pela empresa Mundial Free Shop Comércio Varejista de Mercadorias Ltda, a loja está instalada na rua Frei Mariano, entre as ruas América e Cuiabá, e deve iniciar suas operações em junho.

O investimento de mais de 2 milhões de reais na loja, que contará com a geração de 12 empregos diretos, promete impulsionar a economia local, além de atrair turistas para a região. O Pantanal Corumbaense é conhecido pelos seus abundantes recursos naturais, históricos e culturais, e o funcionamento da loja franca é mais um atrativo para quem pretende passear ou trabalhar na região.

A loja franca permitirá a aquisição de mercadorias nacionais e estrangeiras com isenção de tributos até o limite de US$ 500,00 (quinhentos dólares dos Estados Unidos da América) ou o equivalente em outra moeda, por pessoa, a cada intervalo de 30 (trinta) dias, desde que observados os limites quantitativos. As mercadorias vendidas incluem bebidas, perfumes, cosméticos, eletrônicos e muito mais.

As primeiras iniciativas para instalação de loja franca em Corumbá ocorreram em 2019 e contaram com o apoio de diversos órgãos locais e, principalmente, da Associação Comercial, que organizou palestras ministradas a empresários e interessados no tema. O fluxo processual na Alfândega em Corumbá foi definido com o objetivo de tornar a análise do pedido mais célere desde o protocolo do requerimento até a efetiva autorização.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular