Corumbá (MS)- Nesta quinta-feira, 20 de abril, a Receita Federal autorizou o funcionamento da primeira loja franca de fronteira terrestre no Centro-Oeste brasileiro, na cidade de Corumbá. Administrada pela empresa Mundial Free Shop Comércio Varejista de Mercadorias Ltda, a loja está instalada na rua Frei Mariano, entre as ruas América e Cuiabá, e deve iniciar suas operações em junho.
O investimento de mais de 2 milhões de reais na loja, que contará com a geração de 12 empregos diretos, promete impulsionar a economia local, além de atrair turistas para a região. O Pantanal Corumbaense é conhecido pelos seus abundantes recursos naturais, históricos e culturais, e o funcionamento da loja franca é mais um atrativo para quem pretende passear ou trabalhar na região.
A loja franca permitirá a aquisição de mercadorias nacionais e estrangeiras com isenção de tributos até o limite de US$ 500,00 (quinhentos dólares dos Estados Unidos da América) ou o equivalente em outra moeda, por pessoa, a cada intervalo de 30 (trinta) dias, desde que observados os limites quantitativos. As mercadorias vendidas incluem bebidas, perfumes, cosméticos, eletrônicos e muito mais.
As primeiras iniciativas para instalação de loja franca em Corumbá ocorreram em 2019 e contaram com o apoio de diversos órgãos locais e, principalmente, da Associação Comercial, que organizou palestras ministradas a empresários e interessados no tema. O fluxo processual na Alfândega em Corumbá foi definido com o objetivo de tornar a análise do pedido mais célere desde o protocolo do requerimento até a efetiva autorização.