Venda de diesel para brasileiros na Bolívia não está proibida, esclarece cônsul

Você está visualizando atualmente Venda de diesel para brasileiros na Bolívia não está proibida, esclarece cônsul
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de abril de 2023
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerShare

Corumbá (MS)- Representantes do setor de transporte de mercadorias exportadas pelo Brasil para a Bolívia denunciaram na noite de terça-feira, 18, à Câmara Municipal de Corumbá que a venda de combustível (diesel) a brasileiros estaria proibida no país vizinho. Entretanto, durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 19, entre vereadores, representantes do setor e o cônsul da Bolívia em Corumbá, Simons Willian Durán Blacutt, foi esclarecido que a venda para brasileiros não está proibida.

O cônsul esclareceu que o Governo boliviano apenas limitou a venda de combustível para cidadãos bolivianos, como forma de combater o contrabando e ter controle do produto. Ele afirmou que dois ou três postos da Bolívia não estavam querendo vender para brasileiros, mas que isso não significava que a venda estivesse proibida. O preço internacional do diesel é de R$ 9,00 o litro.

reuniao consul2
Reunião foi realizada nesta quarta-feira, 19, na Câmara Municipal de Corumbá

Representantes da categoria confirmaram que já tiveram que pagar “propinas” na hora de abastecer seus veículos e temiam que o fato voltasse a ocorrer, diante das informações de que o decreto não proibiu a venda aos brasileiros. O cônsul afirmou que a Bolívia não vai tolerar atos de corrupção e que entrou em contato com autoridades governamentais para relatar o ocorrido e tomar as providências cabíveis.

A informação sobre a proibição da venda de diesel para brasileiros chegou à Câmara por meio de uma comissão ligada ao setor de transporte internacional.

Ao tomar conhecimento dos fatos, a vereadora Raquel Bryk entrou em contato com o cônsul e marcou o encontro que ocorreu na manhã desta quarta-feira, na Câmara.

Além da vereadora, a Comissão de Relações Exteriores e Direitos Internacionais, presidida pelo vereador Chicão Vianna, esteve presente na reunião com o cônsul da Bolívia em Corumbá para esclarecer a questão. A reunião contou com a presença dos vereadores Nelsinho Dib, Allex Dellas, Alexandre Vasconcellos e Samyr Sadeq Ramunieh, além de representantes da categoria.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerShare