Porto Murtinho (MS)- A Polícia Civil, em conjunto com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (IAGRO), realizou nesta segunda-feira, 17 de abril, uma operação de fiscalização em três mercados da cidade de Porto Murtinho. A ação foi deflagrada após levantamento que indicava que os estabelecimentos estavam atuando em desacordo com a legislação sanitária e colocando em risco a saúde pública.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram quase uma tonelada de carne imprópria para consumo, parte dela com larvas a vista, expostas em condições inadequadas de armazenamento. Além disso, os alimentos estavam sendo manuseados e fracionados sem autorização da vigilância sanitária, com o emprego de insumos impróprios para consumo ou com taxas acima do permitido em lei para produções artesanais. Algumas peças apresentavam sinais de abate clandestino, com perfurações e restos de munição.
Os gerentes e responsáveis pelos mercados foram conduzidos à Delegacia de Polícia por receptação qualificada, por expor à venda produtos em desacordo com a legislação e violações dos direitos do consumidor, principalmente quanto à higiene. O material apreendido foi separado para coleta de amostras e o restante foi descartado conforme a legislação sanitária.
A ação conjunta das instituições visa coibir práticas ilegais e garantir a segurança alimentar da população. A sociedade pode contribuir denunciando irregularidades por meio do telefone 181 ou diretamente aos órgãos responsáveis.