Campo Grande (MS)- Facilitadores que prometem emitir CNHs sem a necessidade de passar pelos exames obrigatórios estão aplicando golpes em Mato Grosso do Sul. Com valores bem abaixo do mercado, os anúncios que circulam na internet oferecem carteiras de motorista de todas as categorias “totalmente originais e autênticas”, com consulta no sistema CNH Digital. O alerta é do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
De acordo com o diretor de habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, as pessoas que caem no golpe não recebem a habilitação e podem até mesmo receber um documento falso. “Quem cai no golpe também se enquadra em crime de falsificação de documento”, alerta Santos.
Para tirar a CNH, é necessário passar por todas as etapas, que incluem exames psicológicos, médicos, cursos teóricos e práticos, além de aprovação nos exames teórico e prático. “Não existe outra maneira de emitir o documento sem passar por todas as etapas. Busque sempre os meios legais. Na dúvida, busque os canais oficiais de atendimento do Detran-MS”, esclarece o diretor de habilitação.
O site do Detran-MS disponibiliza informações oficiais da situação das autoescolas credenciadas para prestar o serviço de CNH nos 79 municípios do estado. O Detran em Números também permite verificar o índice de aprovação por CFC (Centro de Formação de Condutores), que pode ser filtrado por município, categoria e tipo de exame.
Segundo o Detran-MS, é importante que a população fique atenta a esse tipo de golpe, pois a emissão de documentos falsos é crime e pode gerar sanções e consequências graves para quem cair nesse tipo de fraude.