Produção de minério de ferro e manganês deve ser dobrada em Corumbá e Ladário

No momento, você está visualizando Produção de minério de ferro e manganês deve ser dobrada em Corumbá e Ladário
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de abril de 2023
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Corumbá (MS)_ A empresa MCR, pertencente ao Grupo J&F, recebeu autorização do Ibama para extrair minério de ferro e manganês em Corumbá. Com a concessão, a produção estadual deve dobrar, chegando a 14 milhões de toneladas, já que a empresa tem autorização para processar até 10 milhões de toneladas por ano de minério de ferro e manganês.

A MCR poderá extrair até 6 milhões de toneladas por ano de minério de ferro da Mina de Santa Cruz e 3 milhões de toneladas por ano da Mina de Urucum, além de 1 milhão de toneladas por ano de manganês da Mina de Urucum.

A mineração é uma atividade importante para a economia de Mato Grosso do Sul e, somente no ano passado, gerou uma arrecadação de R$ 83.107.364,36 com a CFEM (Compensação Financeira da Exploração de Recursos Naturais), paga por 162 empresas que operam no estado. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destaca a ampliação da produção e o esforço da empresa em promover uma mineração sustentável e responsável.

Com o aumento da produção, o governo do estado busca agilizar ações para ter uma infraestrutura logística eficiente e diversificada, que permita o transporte desses minerais de forma segura e sustentável. A ideia é viabilizar o transporte por hidrovia, ferrovias e rodovias para diversos destinos, como as regiões produtoras de aço do Brasil e outros países da América do Sul, Ásia, Europa e América do Norte.

O coordenador de Mineração da Semadesc, Eduardo Pereira, informou que o maciço de Urucum, localizado em Corumbá e Ladário, é um dos mais importantes jazimentos de minério de ferro e manganês do Brasil e do mundo. A sua exploração teve início no ano de 1906, na Compagnie d’Urucum, com sede em Ougreé, Província de Liége, na Bélgica, quando foram descobertas as primeiras reservas minerais de ferro.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare