Campo Grande (MS)- Com o objetivo de promover segurança e coibir a violência nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel se reuniu com o secretário de Educação, Hélio Daher, o adjunto da pasta, Edio Rezende, e com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, na tarde desta segunda-feira (10).
O plano de ações para a segurança nas unidades da REE (Rede Estadual de Ensino) deve englobar uma série de medidas que garantam a resposta rápida aos recentes incidentes em unidades escolares. A divulgação do plano será feita na próxima quarta-feira (12) pela manhã.
Entre as ações já em execução, destaca-se o programa “Escola Segura, Família Forte“, que atende 128 escolas da Rede Estadual de Ensino e da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, desde o início de março deste ano, e deve atender aproximadamente 100 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio da Capital.
O programa conta com seis equipes de atendimento em todas as regiões da cidade, e a rede de comunicação entre a comunidade escolar e o programa ocorre por meio de celulares disponíveis nas viaturas, além de um tablet que serve para o policial registrar toda e qualquer ocorrência dentro e no entorno das escolas.
O patrulhamento escolar é feito por policiais militares levando em consideração dados de inteligência da Sejusp. Além da ronda no entorno das escolas na entrada e saída dos alunos, o programa promove a aproximação da comunidade escolar com a polícia e contribui para a redução dos conflitos no âmbito escolar.
O governador também visitou o Centro de Monitoramento das escolas da Rede Estadual de Ensino, que fica em Campo Grande, no bairro Amambaí. O local tem o controle em tempo real das unidades que já dispõe de câmeras e sistema eletrônico. O número de unidades monitoradas deve chegar a quase 300 escolas ainda neste mês.
Com as novas medidas do plano de segurança, o governo espera intensificar as ações de proteção às escolas, garantindo um ambiente mais seguro e tranquilo para alunos, professores e funcionários.