Surto de doenças respiratórias em crianças preocupa vereador que cobra ações do município

Você está visualizando atualmente Surto de doenças respiratórias em crianças preocupa vereador que cobra ações do município
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de abril de 2023

Corumbá (MS)- Em Campo Grande, hospitais públicos já estão superlotados e isso fez com que a Secretaria de Saúde da Capital publicasse um chamamento público para os hospitais particulares, visando ampliar o número de leitos para atender pacientes, principalmente a partir do aumento de casos graves de doenças respiratórias em crianças.

A situação já está causando preocupações em Corumbá, pelo fato de já se ter notícias de que outras cidades do interior estão na mesma situação, sem leitos para atender os pacientes.

Ontem, segunda-feira, 3, durante sessão da Câmara Municipal, o vereador Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada), pediu informações junto à secretária de Saúde, Beatriz Silva Assad, sobre a disponibilidade de leitos pediátricos na Santa Casa.

Ele aproveitou é solicitou um plano de contingência para sua ampliação em caso de necessidade. “Em Campo Grande, crianças com quadro de doenças respiratórias estão sendo obrigadas aguardar vagas pela ausência de um plano de contingência, e isso forçou a administração municipal contratar leitos junto a rede particular”, citou.

“Diante da escassez de recursos médicos em Corumbá, se faz necessário antever quaisquer tipos de problemas para evitar situações que demandem remoção de pacientes, haja vista que o serviço também está suspenso na cidade”, continuou.

reinaldo pronto socorro3 doenças respiratórias
Vereador cobrou do município presença de médico pediatra no atendimento para crianças no pronto-socorro

Além de preparar a rede de saúde pública para qualquer eventual epidemia de doenças respiratória, o vereador cobrou também a adoção de medidas efetivas e preventivas para garantir o atendimento especializado, e realizado por médico pediatra.

“Isso é extremamente importante. Temos que assegurar que as crianças que procurem atendimento emergencial na unidade do Pronto-Socorro de Corumbá, sejam atendidas pelo profissional médico em pediatria, o que, atualmente, vem sendo realizado por clínico geral”, lembrou.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular