Detran de MS renova CNH em até 2 horas após exame médico

Você está visualizando atualmente Detran de MS renova CNH em até 2 horas após exame médico
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de abril de 2023

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está oferecendo um serviço ágil e eficiente para a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por meio da emissão da CDT (Carteira Digital de Trânsito). Com avanços tecnológicos implementados nos últimos anos, o processo pode ser concluído em até duas horas após o exame médico.

A modernização dos serviços é uma das prioridades do diretor presidente da autarquia, Rudel Trindade, que tem como meta oferecer ferramentas práticas e menos burocráticas aos cidadãos. Com 95% dos serviços disponíveis em meio digital, o Detran-MS se destaca como a primeira Agência Digital do País.

O processo de renovação da CNH começa com a abertura do serviço no Portal de Serviços do Detran-MS, seguida da emissão e recolhimento da guia, e agendamento dos exames psicológico e médico. Condutores habilitados nas categorias C, D e E precisam passar pelo Exame Toxicológico.

Em algumas agências, é possível conseguir vaga para o mesmo dia. No dia e hora marcada, é importante que o cidadão compareça com 30 minutos de antecedência para a captura da imagem e já tenha em mãos o questionário médico preenchido e assinado.

A CNH física é impressa em até 48 horas, e a entrega pelos Correios, no endereço do condutor, é feita em 3 a 5 dias úteis. Para isso, é importante manter os dados pessoais atualizados no site do Detran-MS, pois o endereço de e-mail é fundamental para baixar a CDT.

Carteiras vencidas

Apesar da facilidade para renovar a CNH, Mato Grosso do Sul possui atualmente 285.081 documentos vencidos, sendo 139.532 vencidos há mais de cinco anos. Vale ressaltar que a condução de veículo com CNH vencida há mais de 30 dias configura infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.

Segundo o Diretor de Habilitação, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, o processo de renovação para esses casos é diferente. O Detran-MS está trabalhando para reduzir o número de CNHs vencidas e conscientizar os condutores sobre a importância da renovação dentro do prazo para evitar transtornos e multas.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular