Dia 1° de abril: conheça a história do Dia da Mentira

Você está visualizando atualmente Dia 1° de abril: conheça a história do Dia da Mentira
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de abril de 2023

Neste sábado, dia 1° de abril, é comemorado o famoso “Dia da Mentira”. A data é celebrada em diversos países ao redor do mundo e é marcada por brincadeiras e pegadinhas que envolvem a ideia de enganar as pessoas.

A origem do Dia da Mentira remonta a séculos atrás e está ligada a diversas tradições populares de diferentes culturas. Uma das histórias mais populares sobre a origem da data diz que ela teria surgido na França, no século XVI.

De acordo com a história, o rei Carlos IX teria decidido mudar a data do Ano Novo, que até então era comemorado em março, para o dia 1° de janeiro. No entanto, muitas pessoas não sabiam da mudança e continuavam comemorando o Ano Novo em março. Então, algumas pessoas passaram a pregar peças nos que ainda seguiam o calendário antigo, enviando presentes falsos e convites para festas que não existiam.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

Outra história que explica a origem do Dia da Mentira é a da “Festa dos Tolos”, que era comum na Europa medieval. Nessa festa, as pessoas escolhiam um “tolinho” para ser o rei por um dia. Durante o reinado do “tolinho”, as pessoas podiam pregar peças e fazer brincadeiras sem serem punidas.

Apesar de não se saber exatamente qual a verdadeira origem da data, o fato é que o Dia da Mentira se popularizou em todo o mundo e é celebrado de diferentes formas em cada país. No Brasil, por exemplo, é comum as pessoas pregarem peças umas nas outras, inventando notícias falsas ou fazendo brincadeiras inusitadas.

Vale lembrar, no entanto, que é importante ter cuidado ao fazer brincadeiras no Dia da Mentira. Algumas pegadinhas podem ter consequências sérias e causar transtornos desnecessários para as pessoas envolvidas. Por isso, a ideia é sempre brincar de forma saudável e com respeito ao próximo.