Mato Grosso do Sul cria quase 6 mil novos empregos formais em fevereiro

Você está visualizando atualmente Mato Grosso do Sul cria quase 6 mil novos empregos formais em fevereiro
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de março de 2023

Campo Grande (MS)- De acordo com a Carta de Conjuntura do Mercado de Trabalho elaborada pela Coordenadoria de Estatística e Economia da Semadesc, o estado de Mato Grosso do Sul apresentou uma criação de 5.688 empregos formais com carteira assinada no mês de fevereiro, com destaque para os setores de Serviços, Agropecuária e Construção. No acumulado dos últimos 12 meses, foram gerados 39.857 novos empregos formais.

O município de Ribas do Rio Pardo se destacou como líder na geração de novas vagas, com 2.717 empregos formais criados no acumulado dos dois primeiros meses do ano, impulsionados pela indústria de celulose da Suzano que está sendo construída na cidade.

Para o governador Eduardo Riedel, o resultado é fruto de um forte trabalho realizado para atrair investimentos no estado.

“São números que refletem todo um trabalho para atrair investimentos. Preparamos Mato Grosso do Sul para receber empreendimentos que gerem valor aos nossos produtos, que criem empregos, renda e novas oportunidades”, aponta o governador Eduardo Riedel.

empregos ms2 Empregos Formais
Governador Eduardo Riedel em visita realizada em fevereiro à fábrica da Suzano, em Ribas do Rio Pardo (Foto: Álvaro Rezende)

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, a Construção Civil vem mostrando sua capacidade de resposta, principalmente devido aos investimentos industriais e residenciais no estado. Ele acredita que a retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida no segundo semestre deve impulsionar ainda mais o setor, principalmente nos pequenos municípios.

“Agora inicia-se outras atividades do setor, como a colheita da cana. Estivemos em Nova Alvorada do Sul participando de um ato que marca a safra 2023 do setor sucroenergético, que vem com uma perspectiva muito positiva de incremento da safra e, consequentemente, dos empregos”, destaca, citando ainda o setor agroflorestal como importante gerador de empregos.

Já a Agropecuária teve um aumento significativo em fevereiro devido ao início da colheita da soja, e o setor agroflorestal também se mostrou importante na geração de empregos, com empresas investindo no plantio de eucalipto em municípios como Inocência, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas.

construcao civil Empregos Formais
Construção Civil pode aquecer mais ainda o mercado de trabalho a partir do segundo semestre (Foto: Chico Ribeiro)

A distribuição regional dos novos empregos apresentou uma mudança, com Ribas do Rio Pardo liderando a lista no acumulado dos dois primeiros meses do ano, seguido por Campo Grande. O estado de Mato Grosso do Sul também apresentou um dos menores índices de desocupação do país, com apenas 3,3% da população economicamente ativa desocupada.

A Semadesc está buscando identificar as pessoas que precisam de capacitação e qualificação para preencher as cerca de 20 mil vagas de trabalho que estão disponíveis no estado. Com isso, o objetivo é criar programas específicos para qualificar essas pessoas que hoje não conseguem acessar o mercado de trabalho.

No link à seguir, acesse na íntegra a Carta Conjunta do Mercado de Trabalho, da Semadesc.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular