Projeto Florestinha forma adultos mais conscientes sobre a preservação ambiental em MS

No momento, você está visualizando Projeto Florestinha forma adultos mais conscientes sobre a preservação ambiental em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de março de 2023
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

A Polícia Militar Ambiental (PMA) celebrou no dia 19 de março, seus 36 anos de criação em Mato Grosso do Sul, destacando sua atuação em atividades preventivas, controle e redução da degradação ambiental, com foco na educação ambiental. Uma das principais iniciativas da PMA é o Projeto Florestinha, que em três décadas já atendeu aproximadamente 5 mil crianças e adolescentes em Campo Grande e outros cinco municípios do interior.

As ações do projeto “Florestinha” são desenvolvidas em sete polos localizados em Amambai, Costa Rica, Três Lagoas, Anastácio, Bataguassu e dois em Campo Grande. Atualmente, o projeto atende 500 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, no contraturno escolar, com duas refeições, aula de reforço e educação ambiental.

“O Florestinha é uma das nossas maiores iniciativas de educação ambiental no Estado. Trabalha com crianças, que normalmente ficam conosco até adolescentes. Isso faz com que a gente consiga preparar um adulto melhor, para nos ajudar inclusive no nosso trabalho de proteção ao meio ambiente”, afirmou o tenente-coronel Cleiton Douglas da Silva, comandante da PMA.

  • florestinha2 Projeto Florestinha
  • florestinha3 Projeto Florestinha

O projeto “Florestinha” contribui para a formação das crianças e adolescentes, além de ajudar no desempenho escolar. “Ajudou demais meu filho. Ele tem responsabilidade, consegue falar em público e desenvolveu habilidades que não imaginávamos que teria”, afirmou Emília Flores, mãe de Kaio Henrique, de 13 anos, que participa do projeto desde 2019.

A participação feminina no projeto também é destaque na organização e coordenação do “Florestinha”. A tenente Eveny Parrela é a coordenadora estadual do projeto e destaca a importância da inclusão. “No interior a gente já atendia as meninas, e quando abrimos na Capital foi muito marcante. Muitas delas viam os irmãos, primos e vizinhos vindo para o projeto, e queriam participar. Agora podem e sempre se destacam”.

Além da estrutura para atender o reforço escolar e a educação ambiental, o projeto “Florestinha” também atua em conjunto com a família, para garantir o bem-estar das crianças e adolescentes.

“Para progredir no projeto tem que apresentar bons resultados na escola, boas notas. Se isso não acontece chamamos os pais, para ajudar as crianças. Por isso a parceria com a família é fundamental”, explicou a soldado Jaqueline Beatriz Pereira, responsável pela unidade localizada na Avenida Cônsul Assaf Trad.

O outro polo do projeto em Campo Grande funciona no Parque Estadual Matas do Segredo, no Jardim Presidente. A PMA segue empenhada em sua atuação para proteger o meio ambiente e promover a educação ambiental entre crianças e adolescentes.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare