Rio Aquidauana atinge nível crítico e Defesa Civil age para proteger ribeirinhos

Você está visualizando atualmente Rio Aquidauana atinge nível crítico e Defesa Civil age para proteger ribeirinhos
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de março de 2023

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu o Aviso de Evento Crítico de número 25/2023 às 12h desta quinta-feira (16), alertando para o risco de transbordamento do rio Aquidauana, na altura da cidade de Aquidauana.

O nível do rio está próximo de atingir 730 centímetros, considerado de emergência, com potencial para provocar significativos danos materiais e riscos à integridade humana. Segundo o Imasul, nas últimas 72 horas choveu mais de 44 milímetros na região, elevando consideravelmente o nível do leito do rio. E há previsão de mais chuvas, inclusive com risco de temporais, para as próximas horas.

Além do Aquidauana, outros três rios de Mato Grosso do Sul estão em níveis acima da média e correm risco de transbordar nos próximos dias se as chuvas continuarem. São eles: Miranda, Taquari e Aporé.

Diante da situação, a Defesa Civil foi comunicada para que sejam tomadas as medidas necessárias em defesa da vida das pessoas que moram nas áreas com risco de alagamento. Mario Ravaglia, coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, afirmou que a equipe vai iniciar os trabalhos de retirada dos ribeirinhos nesta tarde, já que o risco do rio transbordar é iminente.

“Vamos retirar as famílias ribeirinhas do bairro Guanandi e levá-las para o salão da igreja de Aquidauana”, disse Ravaglia, sem especificar quantas famílias deverão ser removidas para o abrigo provisório.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular