Escola do Pantanal de Aquidauana inicia aulas do Curso Normal Médio Indígena

No momento, você está visualizando Escola do Pantanal de Aquidauana inicia aulas do Curso Normal Médio Indígena
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de março de 2023
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Aquidauana (MS)- Uma solenidade realizada no dia 01 de março, marcou o início das aulas da comunidade indígena localizada na região do município de Aquidauana, no curso normal médio indígena do território Etna educacional Povos do Pantanal, com foco em habilitação em educação infantil e anos iniciais do ensino médio.

O ato foi realizado na EEIEM Pastos Reginaldo Miguel – HOYENÓ’O na aldeia Lagoinha no município de Aquidauana.

Além dos alunos normalistas, participaram da cerimônia inicial, a equipe escolar, representantes da comunidade, o cacique Leveson Vicente e lideranças indígenas da região.

A data foi comemorada como um fato histórico na região com a oferta de cursos profissionalizantes sendo realizada pela primeira vez na comunidade.

De acordo com o diretor Luiz Cesar de Souza Cardoso, o início das aulas marca um novo tempo e abre a expectativa de outros cursos serem realizados para comunidade. “Nesta região nunca teve esses cursos para formação de professores assistentes, acredito que será a porta de entrada para outros cursos profissionais”, destacou.

As aulas ocorrem no período noturno com início às 17h30 até as 22 horas, com intervalo para lanche.

O curso conta com as docentes, as professoras doutorandas Elinéia e Dalila, e as especialistas Fabiana e Sônia Regina (coordenadora do curso).

escola indigena2
Curso voltado para comunidade indígena é realizado pela primeira vez

As boas-vindas aos alunos contou com o incentivo das lideranças indígenas, que reforçaram a importância da continuidade dos estudos para o desenvolvimento da comunidade indígena.

O diretor da unidade escolar agradeceu os futuros normalistas, falou sobre as suas dificuldades na época dos estudos para ter um diploma de nível superior e sua experiência profissional. No curso estão presentes os indígenas das sete aldeias locais e contam com 40 vagas.

A direção e lideranças também agradeceram ao empenho do governo do estado na pessoa do Governador Eduardo Riedel, o Secretário de Estado de Educação Hélio Daher, Coordenador da COPEED Alfredo Anastácio Neto e a equipe empenho e eficiência nas ações escolares.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare