Há mais de três década, “Dona Bete” como é conhecida, virou referência de bom atendimento e serviços prestados em uma profissão dominada pelo universo masculino.
Quem olha para imagem frágil e franzina, não imagina a força e determinação que a mulher de 63 anos, trabalha na Borracharia que montou na garagem da sua casa no bairro Nova Corumbá.
A história e garra da mulher que enfrentou os preconceitos e dificuldades da vida para criar seus cinco filhos, foi motivo de reconhecimento neste dia 08 de março, em comemoração ao Dia internacional da Mulher, celebrado na Câmara Municipal de Corumbá.
A homenagem foi indicada pelo Vereador Samyr “Qualhada” e aprovada pelos demais parlamentares.
Conheça a história
Aos 12 anos de idade, Dona Beth saiu com seus pais de sua cidade natal, no interior de Goiás, para Corumbá.
Eles, de origem humilde, lhe ensinaram desde cedo a correr atrás de seus sonhos. Quando criança, caminhava em torno de 2 km para estudar, sempre carregando um saco de arroz para transportar o seu material escolar.
Lembra-se da sua infância, das brincadeiras, dos amigos e da sua professora Guaracy.
Herdou dos pais a disposição para o trabalho, começando cedo como babá, cozinheira, garimpeira e, na fase mais adulta, a profissão de cobradora de ônibus. Nesse período, conheceu o seu esposo e teve seis filhos.
Para garantir com mais segurança o sustento da sua família, certo dia ela pediu ao seu esposo para lhe ensinar a trocar pneu de carro, pois tinha o desejo de montar uma oficina. Entretanto, recebeu uma resposta negativa, como se ela não fosse capaz de aprender.
Isso só fez aumentar a sua vontade e incentivou ainda mais o seu sonho. Independente do preconceito, lutou e conseguiu montar a sua borracharia!