Governo de Mato Grosso do Sul entrega restauração da Casa do Artesão no dia 19 de março

Você está visualizando atualmente Governo de Mato Grosso do Sul entrega restauração da Casa do Artesão no dia 19 de março
  • Autor do post:
  • Post publicado:8 de março de 2023

A Casa do Artesão será reinaugurada no dia 19 de março, a partir das 17h, com uma grande comemoração e homenagens. Como parte do projeto “Retomada MS” e investimento de R$ 2,5 milhões do Governo, a unidade passou por restauração completa, desde instalações elétricas e hidros sanitárias, a elementos arquitetônicos, banheiros, esquadrias e pintura do prédio que fica na avenida Afonso Pena esquina com a Calógeras.

Situada em um prédio histórico e centenário que marca o crescimento da nossa Capital, a Casa do Artesão de Campo Grande é um espaço singular de comercialização do rico e diverso artesanato de Mato Grosso do Sul. Sua sede foi construída entre 1918 e 1923 sob as ordens de Francisco Cetraro e Pasquale Cândida, com projeto do engenheiro Camilo Boni. Foi a primeira sede do Banco do Brasil (cujo cofre é uma das atrações do local), comércio e autarquia pública.

A inauguração do espaço como Casa do Artesão ocorreu em 1º de setembro de 1975. A edificação é tombada como patrimônio histórico estadual. A entrega da obra marcará o início das comemorações da semana do artesão, que visa fortalecer o artesanato do Estado e promover sua consolidação como setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul, através de ações de fomento, geração de renda, capacitação com foco no empreendedorismo, além de atividades que permitem a interação com o público, como as oficinas técnicas de demonstração do fazer artesanal.

Durante a reinauguração serão entregues as homenagens às três artesãs que representarão a classe na semana: Beatriz Barros, Lucimar Maldonado e Leslie Bassi Gaffuri que tem grande contribuição para o artesanato de MS com peças comercializadas em diversas feiras nacionais e internacionais. Será aberta também a exposição Rota Pantaneira, com obras de diversos mestres do artesanato dessa região.

Essa restauração é uma das mais importantes do projeto, segundo o secretário da Setescc, Marcelo Miranda.

“A entrega dessa restauração representa a valorização dos artesãos e artesãs do nosso Estado em uma data tão importante, que é o dia 19 de março, Dia do Artesão. Um espaço novo, revitalizado com o resgate histórico e de memórias que impulsionará a economia criativa, bem como o fomento do artesanato regional.”

O diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Max Freitas, destacou a importância da restauração. “Queremos fazer uma grande festa para a entrega da Casa do Artesão. Esta obra é um marco da retomada das ações de restauração do governo e também um retorno do comércio de artesanato, de exposições e da reabertura à população de um prédio histórico da nossa capital”.

Para finalizar a festa haverá um show gratuito para a população dos artistas Geraldo Espíndola e Gabriel Sater.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular