Abandonada e cheia de lixo escadinha da XV se transforma em criadouro do mosquito da dengue

Você está visualizando atualmente Abandonada e cheia de lixo escadinha da XV se transforma em criadouro do mosquito da dengue
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de março de 2023

Corumbá (MS)- Tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico de Corumbá, a escadinha da rua 15 de novembro que liga a praça Generoso Ponce ao Porto Geral, é o retrato do abandono e falta de zelo com o bem público, praticado pela atual administração municipal.

Interditada há mais de 6 anos, após o desprendimento de pedras da encosta, o que antes era um dos cartões postais da cidade, tem se transformado em um verdadeiro criadouro do mosquito transmissor da dengue.

O acumulo de lixo, copos, sacolas plásticas e garrafas, aliada ao matagal do entorno, se transforma em um ambiente perfeito para proliferação do mosquito Aedes Aegypt.

O abandono do poder público salta aos olhos mesmo diante do crescente número de casos de dengue no município de Corumbá. Somente nos dois primeiros meses do ano, 1229 notificações foram registradas e 199 casos confirmados na cidade.

Enquanto se esquiva da responsabilidade da limpeza das vias públicas e instalações municipais como os cemitérios Santa Cruz e Nelson Chama, além dos pátios das escolas municipais tomados pelo mato alto, a Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração da população para limpeza de quintais e terrenos.

O local permanece há anos, cercado com telhas de zinco, mas estaria sendo utilizada por moradores de rua, usuários de drogas e assaltantes que utilizam a escadinha como rota de fuga e até esconderijo para ações criminosas.

É comum o relato de moradores e comerciantes da região, denunciarem à Polícia a presença de pessoas para prática de ilícitos no local.

escadinha2
Mato, copo, garrafas e sacolas plásticas se acumulam no local

Obra parada

Apesar de ter gasto mais de R$ 100 mil reais entre o início das obras e a contratação de empresa para realização de um “projeto executivo” passado mais de seis anos o local permanece da mesma forma de quando foi interditado.

Segundo informações do Portal da Transparência, em novembro do ano passado, foi homologada a contratação de uma empresa para execução dos serviços de consultoria para elaboração de projetos de engenharia para estabilização da encosta da escadinha da xv ao custo de R$ 159.236,85 (Cento e cinquenta e nove mil, duzentos e trinta e seis reais com oitenta e cinco centavos).

escadinha3
Local permanece com o acesso fechado por tapumes

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular