Corumbá (MS)- Após a publicação de uma portaria com a atualização de valores a serem praticados na cobrança do pedágio que fica sobre a ponte no Rio Paraguai no trecho entre Corumbá e Miranda, o órgão se manifestou informando que não há previsão para retomada de cobrança no local.
Segundo informações a publicação com os dados feito no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, 02 de março, não tem efeito prático e se trata apenas de um mero procedimento administrativo.
A atualização se faz necessária para atualização de contrato, haja vista que houve, segundo o órgão, um aditivo contratual de 240 dias para que a concessionária realize obras de engenharia firmadas no contrato para entrega e conclusão contratual que está em fase final, mas sem nenhuma cobrança aos usuários.
Os valores atualizados também serviriam no futuro, em caso do Governo Federal fizesse uma nova concessão de uso, para que os valores pudessem seguir uma atualização e definição mais clara da tarifa a ser cobrada.
Cobrança segue suspensa
Há cinco meses a cobrança da tarifa de tráfego que era cobrada tanto para quem chegava a Corumbá como para quem deixava o município foi suspensa em razão do término contratual com a empresa responsável pela administração da ponte. Nos doze meses de 2021, um total de 634.923 veículos cruzaram o pedágio. Desses, 621.409 pagaram o valor tarifário e 13.514 foram isentos. Já em relação ao valor bruto arrecadado foi de R$ 28.442.140,50. O líquido, R$ 25.981.895,35.