O Vaticano confirmou, por meio de um publicação no Twitter, a morte do papa emérito Bento XVI, neste sábado (31/12).
Bento XVI tinha 95 anos e se encontrava em estado grave. O papa Francisco, atual chefe da Igreja Católica, fez, durante a semana, pedidos de orações aos fiéis para o seu antecessor.
Bento XVI recebeu a unção dos enfermos na última quarta-feira (28/12), ao final da missa celebrada no mosteiro e na presença das irmãs Memores Domini, que o auxiliaram desde que ele foi para lá. O corpo do papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira (2/1). O funeral está marcado para a próxima quinta-feira (5/1).
Já foi definido que o papa Francisco presidirá o funeral solene de Bento XVI.
Mateo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, publicou nota confirmando a morte de Bento XVI neste sábado. “Com pesar informo que o papa emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, diz o comunicado. A causa da morte ainda não foi confirmada.
Nascido Joseph Aloisius Ratzinger, o papa emérito renunciou ao cargo em 2013, algo que só havia acontecido há 600 anos. Desde então, vivia em um antigo convento dentro dos jardins do Vaticano, com o secretário dele, o arcebispo Georg Ganswein, auxiliares e uma equipe médica.