Os gastos com a renovação do licenciamento em Mato Grosso do Sul vão começar mais cedo em 2023. A partir de abril do próximo ano, donos de veículos com o final da placa 1 e 2 já devem procurar o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul) para regularizar o documento.
O calendário anual de licenciamento de veículos foi divulgado nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial do Estado. Segundo o decreto – assinado pelo diretor-presidente do Departamento, Rudel Espíndola Trindade Júnior – as datas para pagamento começam em abril e termina em outubro, com o final da placa zero.
Confira o calendário:
- Placa final 1 e 2 – mês de vencimento do débito: abril
- Placa final 3 – mês de vencimento do débito: maio
- Placa final 4 e 5 – mês de vencimento do débito: junho
- Placa final 6 – mês de vencimento do débito: julho
- Placa final 7 e 8 – mês de vencimento do débito: agosto
- Placa final 9 – mês de vencimento do débito: setembro
- Placa final 6 – mês de vencimento do débito: outubro
No ano passado, o licenciamento de veículos em Mato Grosso do Sul começou a ser cobrado em maio. A data muda a cada ano, por isso o motorista precisa estar atento aos prazos.
O licenciamento do veículo é uma taxa anual que todo proprietário deve pagar ao Detran. Asde for paga corretamente, junto com o IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores) e o seguro DPVAT, além de multas, se houverem, o carro recebe o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CRLV do ano e fica regularizado.
Caso não regularize o licenciamento, o proprietário corre o risco de ter o veículo removido para o pátio do departamento, fora a multa por uma infração gravíssima, com acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.