Anael estima em 11% reajuste da tarifa energética em MS

Você está visualizando atualmente Anael estima em 11% reajuste da tarifa energética em MS
Brasília - O consumo de energia elétrica no país fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de dezembro de 2022

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, na terça-feira (13), as propostas de reajustes das tarifas da concessionária de energia elétrica que atua em Mato Grosso do Sul. Em linhas gerais, os índices deverão ser reajustados nos seguintes índices: 11,36% para consumidores de baixa tensão e 2,77% para os de alta tensão.

A agência também abriu consulta pública para a revisão periódica da tarifa de energia em Mato Grosso do Sul. Os consumidores podem participar entre esta quarta-feira (14) e sábado (17) por meio do site da Aneel. Uma audiência pública presencial sobre o tema será realizada em fevereiro, mas o local e horário ainda não foram definidos.

Os índices provisórios e a abertura da consulta pública foram aprovados na terça-feira (13) após uma reunião da diretoria. Conforme as informações da Aneel, os índices provisórios que serão aplicados para 2023 são de 11,36% para consumidores de baixa tensão, onde se enquadram clientes residenciais e comerciais e de 2,77% para os de alta tensão, os industriais. Eles serão aplicados a partir do mês de abril do ano que vem.

Conforme a presidente do Conselho de Consumidores da Área de Concessão da EMS, Rosimeire Cecília da Costa, a assessoria técnica vai acompanhar todo o processo.

“Vamos continuar acompanhando os demais componentes, por meio da nossa assessoria técnica, e atuar sobre qualquer valor que possamos retirar do cálculo para desonerar o consumidor”.

Uma audiência pública presencial sobre a revisão da tarifa será realizada no dia 2 de fevereiro em Campo Grande. O horário e o local ainda serão definidos. Dentre os pontos que serão abordados está a qualidade da distribuição da energia.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular