Com acesso asfaltado à BR-262, Albuquerque reforça estrutura como polo turístico de pesca

Você está visualizando atualmente Com acesso asfaltado à BR-262, Albuquerque reforça estrutura como polo turístico de pesca
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de dezembro de 2022

Comunidade histórica fundada dois anos (1776) antes de Corumbá, para ser um forte, o distrito de Albuquerque vai ganhar a pavimentação do acesso (MS-432) à rodovia BR-262 sonhada há décadas pelos seus moradores. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado, com recursos (R$ 14,8 milhões) do Fundersul, numa extensão de 6,4 quilômetros.

A fortificação planejada pelo governo da província de Mato Grosso não logrou êxito à margem do Rio Paraguai, por ser o local inadequado, contudo a vila prosperou como embrião na fundação da Capital do Pantanal, em 1778, tornando-se um dos principais destinos de pesca esportiva de Mato Grosso do Sul. Por séculos, no entanto, o lugar foi esquecido pelos governos estaduais e municipais, ao contrário da gestão do governador Reinaldo Azambuja.

asfalto albuqueque
Chegada do asfalto vai potencializar a rota turística no distrito

O deputado estadual Evander Vendramini, uma das lideranças políticas na região, lembra que a pavimentação da MS-432 foi uma luta incessante desde quando era vereador por vários mandatos em Corumbá.

“A sensibilidade e o compromisso do governador Reinaldo Azambuja com o municipalismo foram determinantes para que essa obra emblemática se tornasse uma realidade. Vai potencializar o turismo e bem-estar aos moradores”, disse o parlamentar.

A preparação para a pavimentação segue em ritmo acelerado, apesar das fortes chuvas que caem na região nessa época do ano, com os serviços de terraplenagem, sub-base e base executados pela empresa Transenge Engenharia e Construção. A massa asfáltica chegará em 2023 até o trevo de entrada ao distrito, valorizando o lugar que já foi chamado de “Albuquerque Velho” para diferenciar-se de “Albuquerque Novo”.

  • albuquerque4
  • albuquerque5

A marca do governo

A ligação por asfalto de Albuquerque pela MS-432, cujo acesso pela BR-262 fica distante 10 quilômetros da ponte sobre o Rio Paraguai, atende anseios dos pequenos produtores dos assentamentos Mato Grande e São Gabriel e os pecuaristas da região, facilitando o escoamento da produção. A rodovia estadual também se interliga com a Estrada-Parque (MS-228), numa extensão de 30 quilômetros, e com a MS-433, que dá acesso ao Pantanal do Jacadigo.

Na última temporada de pesca esportiva – março a novembro – o Hotel-Pesqueiro Anhuma recebeu mais de três mil turistas. Por ano, o distrito atrai pelo menos dez mil pescadores amadores, acomodados em pesqueiros e ranchos, e a tendência é aumentar o fluxo com a chegada da infraestrutura. “O distrito vai crescer, tem gente querendo investir e só temos que agradecer ao Governo do Estado por essa obra tão sonhada”, disse o empresário Atilla Lellis.

“O asfalto é uma mudança que trará muito benefícios, para o turismo, que precisa dessa facilidade de acesso para atrair clientes, e para os moradores da região, que sempre enfrentaram o isolamento”, realça empresário do Anhuma. “Sem contar que o asfalto vai garantir o tráfego permanente pela estrada, onde, quando chove, nem o ônibus escolar passava, prejudicando os estudantes e criando transtornos aos turistas”, acrescenta.

“Fico feliz por essa conquista em meu mandato de deputado e, muito mais, com a implantação das estradas primárias (cascalhadas) que vão tirar do isolamento os distritos de Porto Esperança e Forte Coimbra, mais um grande feito do nosso governador”, disse o deputado Vendramini. “O Reinaldo Azambuja vai deixar um grande legado na região como o melhor governador para Corumbá, que recebeu no seu governo os maiores investimentos em todos os setores.”

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular