Comerciantes apontam falta de fiscalização sobre ambulantes e vereadora cobra prefeitura

Você está visualizando atualmente Comerciantes apontam falta de fiscalização sobre ambulantes e vereadora cobra prefeitura
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de novembro de 2022

Corumbá (MS)- O comércio informal que ocorre diariamente na frente de estabelecimentos comerciais regularizados no centro de Corumbá, foi alvo de requerimento apresentado na Câmara Municipal de Vereadores nesta terça-feira, 29 de novembro, em Corumbá.

De acordo com a vereadora Raquel Bryk, ela recebeu diversas reclamações de comerciantes estabelecidos na região central da cidade, em relação ao comércio indiscriminado de produtos diversos, que vem sendo realizado sem nenhum tipo de fiscalização, por “ambulantes” nas principais ruas do centro da cidade.

Segundo as denúncias recebidas por ela, muitos, na verdade, já teriam praticamente “fixado ponto” se estabelecendo diariamente na porta de diversas lojas.

Publicidade

99

ambulantes2
Sem fiscalização, ambulantes se estabelecem na frente de comércios no centro de Corumbá

A acessibilidade é outro ponto questionado no requerimento, já que muitos dos comerciantes informais, montam bancas e espalham seus produtos, reduzindo o espaço de circulação das pessoas na calçada.

Em sua justificativa a parlamentar reforçou que é preciso uma fiscalização rigorosa sobre o comércio informal, evitando assim, eventuais prejuízos ao comércio regular estabelecido na cidade, já que muitos, comercializam diversos produtos, entre eletrônicos, gêneros alimentícios, vestuário entre outros, itens que também são comercializados por estabelecimentos que recolhem devidamente seus impostos, geram empregos e contribuem para o desenvolvimento econômico da cidade.

raquel bryk
Solicitação foi apresentada pela vereadora Raquel Bryk

Em contrapartida, Raquel Bryk reforçou a necessidade da prefeitura destinar um espaço apropriado para o comércio popular, estabelecer parcerias com Sebrae para regularização e orientação dos comerciantes e assim, potencializar e apoiar o empreendedorismo na cidade.