Casos de covid-19 triplicam no início de novembro em MS

Você está visualizando atualmente Casos de covid-19 triplicam no início de novembro em MS

    Até a segunda quinzena de novembro, os casos de covid-19 tiveram um crescimento de aproximadamente 321% em Mato Grosso do Sul, segundo dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) analisados pela reportagem nesta quinta-feira (17).

    Em 15 de outubro, a média diária era de 3,8 infecções a cada 24 horas. Em 10 de novembro, passou a ser de 16 casos por dia no Estado.

    A tendência no Brasil é de aumento de casos mais leves da doença. Recentemente, a AMB (Associação Médica Brasileira) e a SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) divulgaram boletim em que alertam para o aumento de infecções e defendem uso de máscaras e aquisição de vacinas.

    A taxa de positividade passou de 4,38% para 5,96%. Ou seja, testes têm dado positivo com maior frequência, ainda que menor à verificada em outros meses. Em setembro, o mesmo indicador era de 10,4%. Em um dos piores momentos da pandemia, em maior de 2021, cerca de 49,7% dos exames confirmavam a doença.

    Vítimas

    Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (16) indica que as mortes por covid-19 seguem em número estável em Mato Grosso do Sul, há pelo menos oito semanas. O índice é inferior a uma morte por semana desde 27 de setembro deste ano.

    Segundo dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), ainda que 78,5% da população sul-mato-grossense tenha completado o primeiro ciclo vacinal, apenas 45% recebeu primeiro reforço e 10,9% do grupo apto está com segundo reforço em dia.

    Foram dois óbitos registrados nos últimos sete dias – dois homens, de 71 e 73 anos, nascidos em Costa Rica e Campo Grande. As mortes aconteceram entre o fim de setembro e início de novembro, mas só houve a confirmação oficial ontem.

    Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular