No dia 20 de fevereiro de 2023, segunda-feira de carnaval, o município de Dourados estará na avenida. Não será na Marcelino Pires e nem na Weimar Torres e sim na avenida General Rondon, em Corumbá, que fica a 571 quilômetros de distância. A cidade douradense foi escolhida para ser a homenageada do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Major Gama, escola fundada em 1989, campeã em 2007 e segunda colocada no carnaval deste ano.
”Dourados é uma cidade maravilhosa, com pessoas incríveis e um potencial gigante para os negócios. Isso tudo sem esquecer da história e da riqueza cultural por conta da proximidade com o Paraguai e também pelas comunidades indígenas. Será uma honra representar a trajetória de Dourados no carnaval de Corumbá”, disse o presidente da Major Gama, Salim Ribeiro.
Desde que Dourados foi escolhida como tema da escola, os integrantes da comunidade já começaram a trabalhar na composição do samba enredo que ficou a cargo de Leonardo Bessa, compositor, cantor, músico, produtor musical e sambista carioca, que já esteve à frente de escolas como São Clemente e Salgueiro, ambas do Rio de Janeiro.
Bessa passeou pela história da cidade, lembrando a guerra do Paraguai, passando pela colonização e destacando o desenvolvimento de Dourados. O solo rico, as pessoas, as indústrias que estão chegando também são citados pelo compositor que eternizou na letra que a cidade é “Lugar de Gente Feliz”.
Com o samba na ponta da língua, o trabalho da comunidade já está em ritmo acelerado para a confecção das fantasias e alegorias. Todo trabalho de preparação das alas está sob a responsabilidade do carnavalesco, Kiro Panovitch, profissional experiente, que já passou por diversas escolas de samba. “Se preparem, pois Dourados passará brilhando na avenida”, disse.
Lançamento
No último fim de semana, a escola organizou uma festa para a comunidade em Corumbá para lançar oficialmente o samba enredo deste ano. O lançamento contou com a presença de toda diretoria da Major Gama, além de parte da bateria e integrantes, como passistas e o mestre-sala, Douglas Salgueiro e porta-bandeira, Jessika Rodrigues. Em dezembro, a escola está organizando uma viagem para fazer o lançamento em Dourados, em data ainda ser definida.
Confira a letra do samba enredo “Dourados “Portal do Mercosul” – A cidade que é só felicidade”. Os autores são Leonardo Bessa, Dudu Botelho, Thiago Meiners e Franco Cava