Com 386 espécies, livro promete ser referência para o mundo em peixes do Pantanal

Você está visualizando atualmente Com 386 espécies, livro promete ser referência para o mundo em peixes do Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de novembro de 2022

Com 386 espécies catalogadas, o Guia Ilustrado dos Peixes do Pantanal e Entorno traz espécies até então desconhecidas. Resultado de sete anos de trabalho, a obra escrita por Heriberto Gimenes Junior e Ricardo Rech, biólogos do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), foi lançada nesta sexta-feira (11), no Bioparque Pantanal.

Para o governador Reinaldo Azambuja, o livro é uma ferramenta de conservação e educação ambiental.

“O trabalho realizado por esse grupo mostra a importância da pesquisa, com 54 espécies que não estavam identificadas nos anuários anteriores e apareceram agora nessa nova publicação. É um livro importante para conhecimento e preservação de espécies e para ter um mapa do bioma Pantanal com todos os peixes”, disse. 

A trajetória de elaboração do livro se confunde com a história do Bioparque Pantanal. A obra foi escrita a partir da experiência de quarentena dos peixes e do trabalho de expedições, coleta e observação de espécies na Bacia do Alto Paraguai, que hoje povoam o maior aquário de água doce do planeta.

“Tivemos mais de 60 pontos de coleta, 67 expedições e mais de 200 dias em campo”, explicou Heriberto, que também é coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul. O livro traz informações sobre taxonomia (classificação e descrição das espécies), manejo, reprodução, bem-estar, nutrição e sanidade dos peixes de água doce.

O ineditismo está mais do que presente no trabalho. Além da descoberta de espécies até então desconhecidas, o estudo também resultou na reprodução de vários peixes, sendo que algumas dessas espécies nunca haviam se reproduzido em cativeiro. “Nós tivemos a reprodução de 73 espécies de peixes. Nenhum lugar do mundo tem isso. Muitos peixes que estão aqui, no Bioparque Pantanal, nasceram no nosso Laboratório de Ictiologia”, explicou o biólogo.  

O secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) explicou que o trabalho de pesquisa surgiu a partir de um problema: o que fazer com os peixes em quarentena até a conclusão do Aquário do Pantanal (hoje Bioparque).

“É o primeiro catálogo de peixes do Pantanal que temos no Estado. Então, temos um livro inédito. Mas, o mais importante foi o estudo para isso. Ele surgiu de um problema quando, em 2015, nós tínhamos que absorver os peixes que estavam previstos para o aquário. O Bioparque não existia. A partir daí montamos a quarentena, a pesquisa para que a gente pudesse começar a reprodução e foi importante a identificação de novas espécies”, disse Verruck.

A equipe que participou da elaboração do guia é a mesma que faz o suporte à vida no Bioparque Pantanal. Além da versão impressa, a obra ficará disponível em formato digital no site do Imasul.  Também participaram do evento no Bioparque o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, a diretora-presidente em exercício do Imasul, Thais Caramori, e a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, entre outras autoridades.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular