Bombeiros controlam focos de incêndios na região de Porto índio

No momento, você está visualizando Bombeiros controlam focos de incêndios na região de Porto índio
  • Autor do post:
  • Post publicado:10 de novembro de 2022
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Corumbá (MS)- Militares do Corpo de Bombeiros que atuam na Operação Pantanal 2022, conseguiram extinguir as queimadas que há quatro dias atingiam a região de Porto índio, no Pantanal Sul-Mato-Grossense.

De acordo com as informações repassadas pelo centro de comando das operações, os combates foram realizados por meio terrestre e aéreo, com o emprego da aeronave air-tractor adquirida pelo governo do estado para atuar no combate as queimadas em MS.

O fogo ameaçava atingir uma comunidade indígena Guató, onde moram cerca de 45 famílias. A área atingida soma 177 hectares, o que equivale a 247 campos de futebol.

O avião Air Tractor Xaraés do Grupamento de Operações Aéreas do CBMMS e o avião da empresa Serrana contratado pela Defesa Civil estadual realizaram novos sobrevoos nesta quinta-feira, 10 de novembro de 2022, fazendo o monitoramento da área e o lançamento de água em alguns pontos. Os pilotos confirmaram que a área está sob controle e que não surgiram novos focos.

O apoio do Exército Brasileiro foi de fundamental importância na operação com a base de Porto Índio dando suporte aos primeiros bombeiros que deslocaram para a região ao disponibilizar seus militares para comporem a guarnição que debelou as chamas e, posteriormente, realizou o rescaldo da área atingida.

O Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (GRETAP-MS) e o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) também colaboraram com o monitoramento da área e fornecimento de apoio com equipamentos, como drone, para a melhora do combate.

incendio porto indio2
Ação contou com apoio do Exército Brasileiro e IHP – Imagens: Corpo de Bombeiros MS

O Comandante da Operação Pantanal, o Major Fábio Pereira de Lima, ressalta que o acompanhamento da região vai ser mantido até que seja confirmada a não reignição e o não surgimento de novos focos.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare