O Ipec divulgou neste sábado, véspera do 2º turno, pesquisa encomendada pela TV Morena sobre o cenário das eleições para governador de Mato Grosso do Sul.
A fotografia em números do momento eleitoral indica que Eduardo Riedel e Capitão Contar estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo do Mato Grosso do Sul, considerando a margem de erro estimada de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Enquanto Eduardo Riedel (PSDB) está na frente, com 53% dos votos válidos, Capitão Contar (PRTB) tem a preferência de 47% dos eleitores entrevistados.
O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os brancos, nulos e de eleitores indecisos.
Já em relação a votos totais, considerando todas as menções (nulos, brancos e indecisos), os resultados são os seguintes:
Eduardo Riedel – 48%
Capitão Contar – 43%.
Branco ou nulo – 5%
Não sabem ou preferem não opinar – 4%
Foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 27 e 29 de outubro, de 28 municípios sul-mato-grossenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sob o número MS-00102/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-01839/2022.