Prazo para famílias atualizarem CadÚnico é prorrogado por 30 dias

Você está visualizando atualmente Prazo para famílias atualizarem CadÚnico é prorrogado por 30 dias
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de outubro de 2022

Antes, a data limite para atualização das informações se encerraria nesta sexta-feira (14). O serviço vem sendo realizado desde fevereiro e as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada 2 anos, ou sempre que houver alguma alteração.  

O serviço é realizado nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único de cada município. 

A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. 

Em 2022, apenas famílias cadastradas, que atualizaram suas informações, pela última vez, nos anos de 2016 e 2017, foram convocadas para atualizar os dados. Beneficiários que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos. 

Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios. 

Como atualizar os dados? 

A confirmação das informações pode ser feita via aplicativo, caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nos dados, desde a última entrevista, ou pessoalmente em um posto de cadastramento. 

Não sabe quando atualizou os dados pela última vez? 

Para consultar se as informações estão desatualizadas, o beneficiário pode acessar o aplicativo do CadÚnico, disponível para download na página Gov.br.  

A consulta também pode ser realizada na versão web. Serão exibidos os dados de identificação do Responsável pela Unidade Familiar, os dados da família e de seus membros. 

Na Consulta Simples, o usuário não precisa realizar o login Gov.br, mas precisa informar dados de identificação como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e UF/município onde está cadastrado, da forma como estão registrados no Cadastro Único, para que o cadastro seja encontrado na base de dados do governo federal. No acesso sem login, o cidadão poderá ter acesso à consulta simplificada de seu cadastro, à emissão e validação de Comprovante de Cadastro e à busca por postos de Atendimento do Cadastro Único.

(Com informações da Agência Brasil).