Operação da Receita Federal e PF desmontam esquema de lavagem de dinheiro em Corumbá

No momento, você está visualizando Operação da Receita Federal e PF desmontam esquema de lavagem de dinheiro em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de outubro de 2022
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

A Receita Federal do Brasil e a Polícia Federal deflagraram nesta sexta-feira, 14 de outubro, a operação “Conexão Corumbá” com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e desvio de recursos públicos.

De acordo com informações, a operação do esquema criminoso, tinha como base a cidade de Corumbá, por onde criminosos realizavam a remessa de dinheiro para o exterior, através da fronteira com a Bolívia.

Na manhã desta sexta-feira, agentes da Receita Federal deram cumprimento a um mandato de busca e apreensão, com a retenção de valor em espécie estimado em mais de R$ 250 mil reais em moeda nacional e estrangeira.

apreensao receita
Mais de R$ 250 mil reais foram apreendidos nesta sexta-feira (14) em Corumbá

O esquema

Conforme apurado no decorrer das investigações, os envolvidos recebiam quantias em espécie de não residentes em Corumbá e, posteriormente, remetiam irregularmente à Bolívia por meio do trânsito de pessoas ou de remessas fracionadas a bancos estrangeiros.

Embora a finalidade declarada para o envio de recursos fosse diversa, os indícios evidenciaram a prática de evasão de divisas e lavagem de dinheiro proveniente de crimes conexos, tais como, tráfico internacional de drogas e desvio de recursos públicos.

Dentre as transações identificadas, recaíram suspeitas de que relevante beneficiário dos ilícitos cometidos seja importante empresário de Tocantins.

As investigações tiveram início com a apreensão, realizada pela Inspetoria da Receita Federal de Corumbá, de grande quantidade de moeda em espécie na posse de dois irmãos e da companheira de um deles, quando tentavam passar pela fronteira do Brasil (Corumbá) com a Bolívia (Puerto Suárez).

O grupo investigado compreende residentes em Corumbá e nos estados de Goiás e Tocantins. Conforme apurado, considerando as movimentações bancárias suspeitas, os valores remetidos ilegalmente ao exterior devem ultrapassar as dezenas de milhões de Reais.

Estão sendo cumpridos, desde as primeiras horas da manhã de hoje, 5 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de sequestro e decretação de indisponibilidade de bens de investigados. Participam das ações 06 auditores-fiscais e 04 analistas-tributários da Receita Federal e mais de 60 policiais federais. As medidas estão sendo cumpridas nos municípios de Corumbá, Goiânia (GO) e Palmas (TO).

O nome da operação faz referência ao fato de as investigações iniciais ocorrerem na cidade de Corumbá, cidade fronteiriça com a Bolívia, local de onde são remetidos ao exterior recursos ilícitos oriundos de todo o país.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare