Convivendo com problemas de saúde, há dois anos, o ator Robbie Coltrane, para sempre lembrado como o carismático Rubeus Hagrid, na série cinematográfica Harry Potter, morreu, aos 72 anos em um hospital escocês.
Para além das nove aparições na franquia também estrelada por Daniel Radcliffe, Coltrane alternou as aparições como o bruxo agigantado, em diversas produções paralelas ao cinema, atuou na saga de 007, em fitas como Goldeneye, e venceu o cobiçado prêmio Bafta, por três vezes consecutivas, em meados dos anos de 1990, pela série Cracker, na qual viveu o forense Dr. Edward Fritz Fitzgerald.
No ramo da comédia, Coltrane se destacou no longa Freiras em fuga (1990), isso depois de ter estado na aventura algo trash Flash Gordon e, praticamente, ter estreado em cinema pelas mãos do cultuado Bertrand Tavenier, que comandou A morte ao vivo (1980). Popular em filmes como Doze homens e outro segredo (2004), o ator alternou dramas na carreira, entre os quais Mona Lisa, longa assinado por Neil Jordan em 1986. Outro ponto alto veio com a narração, como o lorde Dingwall, na animação da Disney-Pixar Valente (2012).