Corumbá (MS)- Militares que integram a força-tarefa de atuação no combate às queimadas no Pantanal, se juntaram na tarde desta quinta-feira, 06 de outubro, aos militares do 3º GB de Corumbá, para atendimento dos chamados decorrentes ao temporal que atingiu os municípios de Corumbá e Ladário.
De acordo com a central de operações, foram registrados 86 chamados para corte de árvores que foram derrubadas com a força dos ventos que atingiram a região pantaneira a uma velocidade de 86 km/h.
Durante e após a tempestade, quatro das Guarnições de Combate a Incêndio Florestal (GCIF), contendo 4 bombeiros militares cada, foram acionadas, executando juntamente com o efetivo operacional do 3°GBM um total de 17 cortes pelas cidades de Corumbá e Ladário, realizando a retirada de árvores caídas sobre casas e carros e desobstruindo vias.
Houve ainda solicitações informando que os moradores estariam retidos dentro da residência devido à queda de árvores.
O trabalho de desobstrução de vias e corte de árvores que colocam em risco a integridade patrimonial e física dos moradores continua ao longo desta sexta-feira (7).

A Operação Pantanal 2022 completa nesta sexta-feira, 133 dias de atuação. Devido às chuvas, o monitoramento via satélite não aponta a existência de pontos de calor.
O Corpo de Bombeiros Militar salienta que atua no corte das árvores considerados de emergência, como quedas sobre edificações ou carros e obstrução de vias ou ainda que ofereçam risco à vida ou ao patrimônio.
Para situações que não configurem emergências, deve ser acionada a Defesa Civil pelo telefone 153.