Propaganda eleitoral para o 2º turno das eleições 2022 começa nesta sexta-feira

Você está visualizando atualmente Propaganda eleitoral para o 2º turno das eleições 2022 começa nesta sexta-feira
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de outubro de 2022

O segundo turno das eleições 2022 acontece no dia 30 de outubro. Segundo o Calendário Eleitoral divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o horário eleitoral nas emissoras de rádio e televisão terá início a partir de sexta-feira (7).

No final deste mês, eleitores de todo Brasil devem escolher o Presidente da República. A disputa pelo cargo será entre Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Pelo menos 12 estados, incluindo Mato Grosso do Sul, também terão 2º turno para governador.

O tempo de propaganda no segundo turno é dividido igualmente entre os candidatos. Para presidente, a propaganda será transmitida na televisão de segunda a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

No rádio, o horário será das 7h às 7h10 e de 12h a 12h10. Conforme prevê o artigo 62 da resolução nº 23.610/2019 do TSE, o candidato que obteve maior votação no primeiro turno se apresentará primeiro.

Nos estados em que a disputa para governador foi para o segundo turno, a propaganda será veiculada das 7h10 às 7h20 e de 12h10 a 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral será das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.

Segundo o TSE, as emissoras também devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos para cada cargo em disputa para veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação

O horário eleitoral para o segundo turno terminará dois dias antes da votação, mais especificamente no dia 28 de outubro.

Disputa para o cargo de Governador em Mato Grosso do Sul

Capitão Contar (PRTB) disputa pela primeira vez uma eleição ao Governo do Estado, mas foi o deputado estadual eleito com mais votos na história de Mato Grosso do Sul: mais de 80 mil nas últimas eleições.

Como vice da chapa está o ex-presidente do PRTB em Mato Grosso do Sul, Humberto Figueiró, única candidatura de chapa pura no Estado. Segundo Figueiró, a decisão de nomeação de vice não foi realizada em um evento, mas sim, em um encontro que definiu harmonicamente a indicação.

Eduardo Riedel (PSDB) disputa pela primeira vez uma eleição. Ele é o candidato do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que deixa a administração pública estadual no final de 2022. Riedel foi secretário de Governo e Gestão Estratégica de Reinaldo.

Como vice da chapa com Riedel disputa Barbosinha (PP), que é atualmente deputado estadual. Da região de Dourados, Barbosinha é advogado, já foi titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), além de diretor-presidente da Sanesul.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular