Corumbá (MS)- Equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e apoio de brigadistas do Instituto do Homem Pantaneiro, atuam desde o dia 20 de setembro, no combate a um incêndio florestal que afeta a região da Serra do Amolar.
De acordo com informações, da Operação Pantanal 2022, o fogo se concentra na margem esquerda do rio Paraguai, em um local de difícil acesso com mata muito densa.
Conforme o monitoramento por satélite, o combate tem tido êxito em evitar a propagação das chamas, com uso de técnicas avançadas de combate a queimadas aliados ao uso de equipamentos específicos.
Ainda segundo as informações enviadas da região, a previsão meteorológica, indica uma grande possibilidade de chuva na Serra do Amolar para os próximos dias. Enquanto a precipitação não chega, os combates diretos ao fogo prosseguem.
Para evitar que a tragédia ocorrida em 2020, quando cerca de 90% da Serra do Amolar foi afetada pelas queimadas, ocasionando além de uma grande perda da vegetação, a morte de inúmeros animais silvestres, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, designou duas guarnições permanentes para atuarem ao longo de toda Operação Pantanal 2022, afim de diminuir o tempo de resposta no combate aos incêndios, além de atuar na prevenção.