Desde o fim de semana, um ciclone extratropical presente na costa sul do Brasil, provocou ventos fortes sobre o oceano, deixando o mar bastante agitado. De acordo com a Climatempo, ainda nesta terça-feira (20), a circulação de ventos reforça as instabilidades nestas regiões, assim como no Centro-Oeste do País, sendo alto o potencial para temporais. De forma geral, esta semana será marcada por muita chuva, com alto risco para alagamentos, e frio.
“Uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai, a Bolívia e o Centro-Oeste do Brasil, combinada com a circulação de ventos, transportam nuvens carregadas sobre grande parte do Paraná, interior de São Paulo, centro e leste de Mato Grosso do Sul e aumenta o risco de temporais”, informou a Climatempo.
A capital paulista ainda terá sol entre nuvens no decorrer do dia e elevação gradativa de temperatura. Os termômetros variam entre 14ºC e 26º nesta terça-feira. À noite, estão previstas pancadas de chuva com risco de formação de alagamentos. Na quarta-feira (21), um dia antes do início da primavera, a temperatura fica mais baixa entre 15ºC e 21ºC, com dia bastante chuvoso.
✅ Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷
Na quarta-feira, de acordo com a Metsul, a previsão é de chuva em toda a Região Sul do Brasil, em grande parte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, em pontos de Mato Grosso, Goiás, no Rio de Janeiro e áreas de Minas Gerais.
Alerta de temporais
Depois do temporal da madrugada desta terça-feira (20), Mato Grosso do Sul segue sob risco de tempestade, podendo ocasionar chuva forte, ventos intensos e queda de granizo. Dois alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de perigo estão vigentes até às 23h55.
“A previsão é que as instabilidades continuem no centro-sul, leste e oeste do estado. O calor e a umidade são combustíveis para alimentar essas condições que são originadas pelo centro de baixa pressão no Paraguai. Há previsão de chuvas e pancadas isoladas nessas regiões”, explica o meteorologista Natálio Abraão.
O alerta de perigo de tempestade atinge todos os municípios da região leste e alguns das regiões central e sul, entre eles Chapadão do Sul, Campo Grande, Dourados, Caracol e Naviraí. Nestas regiões, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ter ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo.
Enquanto o alerta de perigo potencial, mais brando, atinge municípios das regiões norte e centro, como Coxim, Rio Verde, Jardim e Bela Vista. Além de várias cidades da região sul, como Ponta Porã, Anaurilândia e Mundo Novo.
Em todas as cidades com alerta vigente, pode ocorrer risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Nova frente fria se aproxima
A previsão do tempo para esta terça-feira (20) na Capital, segundo o Inmet, aponta muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperatura mínima de 22ºC e máxima de 31ºC.
Já no interior do Estado, em Rio Brilhante, a sensação térmica na madrugada chegou aos 14ºC, por volta de 1 hora da madrugada, com temperatura de 18ºC. A mínima prevista para hoje é de 20ºC e máxima de 27ºC. O dia será de nuvens com possibilidade de chuva isolada.
Em Ponta Porã, hoje será mais frio que ontem, com queda de 7ºC na temperatura, pancadas de chuva à tarde e à noite. Nesta manhã, às 6h30, os termômetros marcam 15,3ºC. Conforme a Climatempo, a mínima prevista é de 15ºC e a máxima de 25ºC.
No município de Sete Quedas, considerando a máxima de ontem, a diferença para hoje será de menos 4ºC, com termômetros entre 15ºC e 26ºC.