Rose reforça poder da mulher, prioriza combate à violência e luta por mais espaço

Você está visualizando atualmente Rose reforça poder da mulher, prioriza combate à violência e luta por mais espaço
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de setembro de 2022

As manchetes policiais não nos deixam mentir: a violência contra a mulher é uma constante em Mato Grosso do Sul, colocando o Estado nas piores posições do país nesse quesito. Só até o início de agosto, 27 mulheres foram mortas em feminicídios, número que alavanca a onda de violência contra a mulher, que existe não de hoje em nossa terra.

Tirar Mato Grosso do Sul do topo desse triste ranking é um dos objetivos da candidata a governadora Rose Modesto (União Brasil) à frente da gestão estadual. Para isso, as ações planejadas por ela vão além da simples aplicação da lei vigente. É preciso fazer mais.

“Precisamos combater a violência contra as mulheres e conjuntamente lutar por mais espaço para essas mulheres em nossa sociedade. Todo mundo tem uma mulher importante na sua vida, seja mãe, esposa, irmã, filha. É importante também a defesa desses espaços para a mulher, uma luta que deve ser de todo homem e toda mulher de bem”, frisa.

Entre as propostas de Rose Modesto para essa área, além do fortalecimento da rede de apoio às mulheres, está a busca pelo espaço através do incentivo econômico. Um exemplo claro disso é o Banco da Mulher, que prevê empréstimos de até R$ 30 mil para empreendedoras de pequeno porte. O pagamento terá carência de dois anos e ocorrerá com juros quase zero. O programa promove a mulher na sociedade e ainda a empodera.

Rose, quando vereadora em Campo Grande (entre 2009 e 2014), criou o projeto do Botão do Pânico, dispositivo para oferecer socorro imediato às mulheres com medida protetiva. Assim que acionado o botão, equipes da Guarda Municipal são avisadas do perigo e encontram a vítima através de localizador GPS. O projeto foi aprovado e hoje é uma realidade em Campo Grande, servindo de modelo para ser proposto também por Rose na Câmara Federal.

Além disso, a candidata a governadora em seu papel como deputada federal, cargo que ocupa atualmente, destinou junto a senadora e candidata a presidente pelo União, Soraya Thronicke, R$ 1,6 milhão para a construção da segunda Casa da Mulher Brasileira no Estado. A unidade, que será a oitava do país, ficará em Dourados, região mais populosa do interior.

“O que já fiz em cargos no Legislativo e o que pretendo ainda criar à frente do Executivo estadual são ações que nada mais e nada menos corroboram com o principal viés de nossa campanha: precisamos cuidar de nossa gente, de nosso povo sul-mato-grossense”, conclui.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular