Marquinhos vai criar polos regionais de fortalecimento cultural e artístico em MS

Você está visualizando atualmente Marquinhos vai criar polos regionais de fortalecimento cultural e artístico em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de agosto de 2022

A Cultura em Mato Grosso do Sul terá destaque na gestão de Marquinhos Trad no Governo do Estado. O Programa Pontos de Cultura MS, com bases espalhadas pela Capital e interior, vai fortalecer e perpetuar as expressões artísticas do povo sul-mato-grossense.

Um trabalho conjunto, de agilidade e eficiência, com participação dos 79 municípios, criará um importante banco de dados com informações de grupos, artistas, movimentos culturais e toda gama de profissionais ligados à produção de arte no Estado. Eles contarão com uma nova legislação, que garantirá financiamentos e condições para que seus trabalhos tenham a exposição e reconhecimento que merecem.

Com foco na valorização do artista local, Os Pontos de Cultura MS vão inaugurar um novo tempo para a classe artística que tanto padece, sem espaço e sem recursos. Os projetos de Marquinhos Trad vão proporcionar troca de experiência entre artistas daqui, de outras localidades do país e do mundo, a fim de que as muitas expressões regionais, a força da pluralidade e da diversidade artística e cultural de Mato Grosso do Sul sejam, cada vez mais, conhecidas.

“Nosso objetivo é democratizar o acesso aos recursos e estruturas necessárias para que nossos artistas se desenvolvam, tenham suas vidas transformadas e sejam agentes transformadores através da dança, da música, das artes cênicas e das mais diversas formas de expressão artística. Mato Grosso do Sul é, por excelência, uma aquarela cultural e tem nas manifestações folclóricas e populares um tesouro de valor inestimável. Nossas cores, sabores e sons serão difundidos, apreciados e admirados para além de nossas fronteiras”, pontua Marquinhos.

Os Pontos de Cultura MS serão uma importante ferramenta de fortalecimento do nosso patrimônio, material e imaterial, por meio de políticas sólidas e promoção de ações efetivas com base nas realidades de cada município, de maneira participativa e descentralizada.

Marquinhos sabe como fazer

Na Capital, Marquinhos criou o prêmio Ipê para artistas do Teatro, Dança, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual e Literatura. O Sábado do Agito, Sextou na Praça, Cultura vai à Escola e o Domingo em Família democratizaram o acesso à Cultura, com valorização de artistas locais. Monumentos da cidade, como O Obelisco, O Beijo, O Carro de Boi, o Ninhal e O Aprendiz foram revitalizados e o City Tour foi palco de grandes projetos. Um deles, o Descubra Campo Grande, que em 8 edições permitiu que crianças carentes conhecessem a história da cidade.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular