Pesquisa Datafolha publicada pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” na segunda-feira (22) indica que 37% dos eleitores que não pretende votar em Jair Bolsonaro (PL) nem em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno dizem que vão optar pelo petista no 2º turno. 22% dizem que irão votar no presidente.
Outros 36% dos que dizem não votar em Lula nem em Bolsonaro no 1º turno afirmam que vão votar branco ou nulo no 2º turno. Outros 5% não sabem dizer.
Votos no 2º turno
Veja para onde vão os votos de quem descarta Lula e Bolsonaro no 1º turno
A margem de erro nesse recorte é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, ante 2 pontos na pesquisa geral, que apontou Lula com 47% dos votos, Bolsonaro, com 32%, Ciro Gomes (PDT) com 7% e Simone Tebet (MDB) com 2%.
O levantamento foi contratado pela “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 09404/2022. As entrevistas foram feitas em 16 e 18 de agosto.
Preparo para lidar com problemas
A maioria dos eleitores considera Lula o candidato mais preparado para lidar com diferentes problemas no país. 54% acreditam que o ex-presidente tem mais capacidade de conter a pobreza. Lula também é visto como mais apto para atuar nas áreas de saúde (44%), educação (43%), desemprego (50%), ambiente (42%), crescimento econômico (47%) e combate à fome (54%).
Entre os sete desafios, Bolsonaro apenas se aproxima mais de Lula quando os eleitores são questionados sobre educação — 43% acreditam que Lula é mais bem preparado, ante 29% que consideram Bolsonaro mais apto.
Para onde vão os votos
A pesquisa ainda mostra que um quinto dos eleitores que elegeram Bolsonaro no segundo turno de 2018 agora deve migrar para Lula no primeiro turno.
Apenas 3% das pessoas que votaram em Fernando Haddad (PT) nas últimas eleições afirmam que mudaram de lado e devem votar em Bolsonaro.
Para onde vão os votos
Intenção de voto no 1º turno de 2022 de quem votou em Bolsonaro (PL) e em Haddad (PT) no 2º turno de 2018