Grupo de resgate alimenta jacarés debilitados por causa da seca no Pantanal

Você está visualizando atualmente Grupo de resgate alimenta jacarés debilitados por causa da seca no Pantanal
Cerca de 250 animais foram encontrados extremamente debilitados
  • Autor do post:
  • Post publicado:29 de julho de 2022

Uma ação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, juntamente com biólogos e veterinários do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (GRETAP-MS), está prestando assistência a grupos de jacarés extremamente debilitados em decorrência da seca que atinge o Pantanal.

O trabalho consiste na distribuição de 300 quilos de carne aos animais que se encontram em estado de desnutrição por falta de água.

A operação foi realizada na última quarta-feira, 27 de julho, na região do Abobral e Nhecolândia.

De acordo com informações da PMA, cerca de 250 jacarés foram alimentados.

A operação de resgates dos animais conta com duas fases: a primeira, na qual foi feito um atendimento emergencial aos jacarés, que estão divididos pelo Pantanal. A segunda fase será de monitoramento.

Na segunda fase, equipes da GRETAP irão observar os animais por vinte dias, com o objetivo de verificar se os jacarés conseguirão, depois de serem alimentados, fazer a travessia das áreas afetadas até uma outra, em que exista água e alimento.

Ainda conforme a PMA, caso esses animais não consigam chegar até uma área de rio, uma força tarefa será montada e eles serão capturados e transportados até um local onde possam obter recursos para a sobrevivência.

jacares agonizam sem agua
Seca impõe falta de alimentos e água para animais no Pantanal

Apesar de muitos animais estrarem em condições críticas, nenhum morreu até o momento.

A pesquisadora e especialista em jacarés, Zilca Campos, explica que a região do Abobral, onde o vídeo foi feito, está seca desde 2020. “Pantanal do MS está muito seco, aliás não teve enchente em 2022. A seca severa continua levando a morte de muitos jacarés e outros animais da fauna. Isso está acontecendo, isso é fato”, lamenta a pesquisadora.

O coronel Ângelo Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), comenta que a cena registrada, neste ano, já foi vista por ele em outros momentos no Pantanal. “Vai continuar acontecendo na medida que secar, lamentavelmente há muito pouco o que fazer”.

“Nós estamos entrando em um ciclo de muita seca. Bacias que estavam com muita água há 30 anos, secaram. Os animais mais espertos acompanharam o percurso dos rios. Alguns ficam para trás e ficam em processo de hibernação, mas outros acabam morrendo”, comentou Rabelo.

Situação de emergência

O governo de Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência em 14 cidades do estado, em razão das queimadas no Pantanal e Cerrado. A medida foi anunciada, pelo governador, Reinaldo Azambuja (PSDB).

A decisão seguirá por seis meses e tem a capacidade de ampliar os poderes das forças de segurança, para que possam agir na prevenção e combate aos incêndios florestais. O decreto ainda permite que o governo estadual contrate ou adquira bens ou serviços em caráter emergencial.

  • Com informações PMA e G1

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular