Corumbá (MS)- O combate aos diversos focos de incêndio que avançam sobre o Pantanal sul-mato-grossense prossegue sendo realizado pelas equipes das Guarnições de combate a Incêndios Florestais (GCIF) no Pantanal.
De acordo com a atualização das informações enviadas pelo centro de comando da Operação Pantanal 2022, duas guarnições realizam o trabalho de combate ao fogo que ressurgiu na região do Abobral.
Já na região do Nabileque, são três guarnições em atuação. A operação ainda designou equipes nas regiões de Miranda, Coxim e Parque Estadual do Rio Negro.
Estatística
Até o momento 657 focos foram registrados, número 71,91% menor em comparação ao ano de 2020, porém, 3,46% maior, se comparado com o mesmo período do ano passado.
De acordo com dados do INPE, houve uma redução da área atingida pelas chamas 11,34% menor do que em 2020 e 24.85% menor do que em 2021. A redução vem atrelada ao aumento de efetivo empregado nas ações de combate, bem como ao trabalho preventivo que se antecipou ao período mais crítico de grande estiagem, seca e calor.