Corumbá (MS)- Uma força-tarefa foi acionada na noite desta segunda-feira, 27 de junho, para se deslocar até as instalações do 17º Batalhão de Fronteira em Corumbá, onde uma onça-pintada, foi encontrada dentro da oficina.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a ação teve a participação da Secretaria do Meio Ambiente de Corumbá, Polícia Militar Ambiental e Instituto do Homem Pantaneiro.
Um médico-veterinário acompanhou todo procedimento para assegurar a segurança e saúde do animal.
Foi utilizado um dardo tranquilizante para contenção da onça-pintada, macho adulto de aproximadamente 100 quilos.
Após a contenção, o felino passou por uma avaliação pelo veterinário e após constatação de que se encontrava em bom estado de saúde e sem nenhum ferimento, o animal foi transportado em segurança para uma área afastada da zona urbana da cidade onde foi solto em seu habitat natural.
De acordo com o Tenente Silvanei Barbosa Coelho, do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá, o processo de reintrodução do animal na natureza foi acompanhado pelo comitê até o seu despertar. Conforme relatou, o animal acordou da sedação e tomou rumo a vegetação.
Onças na área urbana
Este é o segundo caso de aparecimento de onças-pintadas na área urbana de Corumbá em uma semana.
No dia 22 de junho, um filhote de onça-pintada morreu, após ser atropelada na rodovia Ramão Gomez, em frente ao Parque Marina Gattas, localizado às margens do Canal do Tamengo. Na oportunidade, o animal chegou a ser socorrido pela PMA e médicos-veterinários da Fundação do Meio Ambiente de Corumbá, mas não resistiu aos ferimentos.
A PMA acredita que a mãe do felino ainda estive pela região, já que o animal que aparentava ter um ano de idade, costuma permanecer junto a mãe até os dois anos de idade.