Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário participaram da 1ª Mostra Pantaneira de Foguetes

Você está visualizando atualmente Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário participaram da 1ª Mostra Pantaneira de Foguetes
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de junho de 2022

Estudantes das Escolas Estaduais de Corumbá e Ladário participaram da Primeira Mostra Pantaneira de Foguetes, realizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Corumbá. A Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá CRE-3, mobilizou e incentivou a participação das escolas no evento.

WhatsApp Image 2022 06 13 at 09.12.28
Unidades da REE de Corumbá e Ladário participaram do evento

No primeiro momento os professores participaram da oficina organizada pelo professor Afonso do IFMS, no sábado 26 de março, que teve como objetivo orientar os professores na construção da base, na confecção do foguete de garrafas PET e nas medidas do combustível (bicarbonato e vinagre). Na oportunidade os professores foram incentivados a realizar as inscrições das equipes na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Durante os meses de abril e maio foram realizadas visitas nas escolas para conversar com professores e alunos, mostrando as possibilidades de aprendizado com a construção dos foguetes, a contextualização e a transposição dos conteúdos de física, química e matemática.

Atividades práticas, como a que foi desenvolvida com os estudantes, contribui para uma aprendizagem colaborativa, estimula a criatividade, promovendo o protagonismo e autoria.  Além da confecção dos Foguetes, os alunos testaram hipóteses, com métodos de investigação e experimentação, fizeram a ciências na pratica.

A atividade também proporcionou o desenvolvimento de competências socioemocionais que foram observados durante o evento, alunos empenhados e determinados na organização das bases, da aplicação dos cálculos para o lançamento dos foguetes, além da responsabilidade com as normas de segurança. Uma manhã com muita diversão e aprendizado.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular