Justiça define que medidores da Energisa devem ser analisados por credenciada ao Inmetro

No momento, você está visualizando Justiça define que medidores da Energisa devem ser analisados por credenciada ao Inmetro
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de junho de 2022
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Os medidores coletados pela CPI da Energisa deverão ser analisados por laboratório credenciado ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A decisão foi publicada pelo STJ (Supremo Tribunal de Justiça), nesta quarta-feira (1).

A liminar da Energisa foi deferida e assinada pelo ministro Herman Benjamin, no DjE (Diário da Justiça Eletrônico) desta quinta-feira (2). Segundo o ministro, “a aferição de medidores sociais de energia elétrica deve ser realizada pela rede de laboratórios acreditados pelo Inmetro”.

A Justiça destaca que “a CPI foi instaurada para apurar supostos abusos praticados contra consumidores”. Vale lembrar que a empresa de energia já havia assinado documento que garante o acompanhamento da perícia.

CPI envia medidores

Acompanharão o procedimento um técnico da empresa e uma mesa móvel para fazer a aferição com os profissionais da Politécnica.

“Não vemos problemas por parte da CPI da participação da Energisa na aferição dos relógios no laboratório da POLI”, afirmou o presidente da CPI, deputado Felipe Orro (PSD).

Encaminhados para a Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) em 23 de maio, 200 medidores devem ser analisados. A aferição deve ter resultado publicado em cerca de 30 dias.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare