Santa Casa diz ser “pouco provável” diagnóstico de varíola em adolescente internado em Corumbá

No momento, você está visualizando Santa Casa diz ser “pouco provável” diagnóstico de varíola em adolescente internado em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de junho de 2022
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Corumbá (MS)- Boletim informativo divulgado pela Santa Casa de Corumbá nesta terça-feira, 31 de maio, diz ser “pouco provável” que a patologia que acomete um adolescente boliviano de 16 anos, internado na unidade, seja de fato, provocada pelo vírus Monkeypox, popularmente conhecido como “varíola dos macacos”.

O paciente, conforme divulgado na nota, teria sido avaliado por dois profissionais médicos, um infectologista e um dermatologista que acreditam ser mais provável, um diagnóstico de que é uma reação adversa a medicamentos; ou para psoríase pustulosa, que é doença dermatológica caracterizada por múltiplas lesões de pele.

A suspeita do caso foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde após o Município de Corumbá comunicar o caso à vigilância sanitária em um paciente de 16 anos, morador de Puerto Quijarro na Bolívia e que procurou atendimento médico na unidade.

“De acordo com o histórico clínico do paciente, bem como as características das lesões, a equipe de profissionais médicos da Santa Casa de Corumbá acredita ser pouco provável a infecção pelo referido vírus”, cita trecho da nota.

Apesar dos sintomas, segundo as considerações dos profissionais médicos apontarem para um quadro clínico diferente da varíola, a Santa Casa afirma que o paciente permanece internado em isolamento, mantido em tratamento intensivo e mediante a conduta terapêutica adequada ao caso que segue sob investigação.

nota santa casa

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare