Um pecuarista de 72 anos, foi multado pela Polícia Militar Ambiental, após ser encontrado dentro de sua propriedade, parte dos animais em situação de maus-tratos.
Os policiais chegaram até o local através de uma denúncia anônima e o dono dos animais não foi localizado. De acordo com um funcionário, o homem mora no interior de São Paulo, e relatou que a fazenda foi arrendada para o plantio de eucalipto. Ainda de acordo com o funcionário, a pastagem realmente estava bastante degradada, mas que teria providenciado o manejo de cerca de 200 cabeças de gado para uma área com maior oferta de alimento e água.
A guarnição realizou uma vistoria e de fato, encontraram o rebanho, apesar de magros, em uma área com pouca oferta de alimento e água, não foi constatada o flagrante de aus-tratos.
No entanto, ao realizarem a vistoria em outra área da propriedade, os policiais encontraram um animal, bastante debilitado, magro, com ossos aparentes devido a desnutrição. O funcionário disse que o animal havia permanecido na área devido a um erro dele na contagem no momento de manejar o rebanho.
Ele foi orientado a providenciar a presença de um médico veterinário bem como o tratamento para reabilitação do animal.
Diante dos fatos, o proprietário foi multado no valor de R$ 3 mil reais e tanto o proprietário como o funcionário, poderão responder pelo crime ambiental de maus-tratos.